26 de mar de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Editora: Rocco
Páginas: 397

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos e comandada pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade.






Depois de muita insistência do irmão e do namorado resolvi dar uma chance a Jogos Vorazes. Eu não tinha certeza se iria gostar por preferir romances e nunca ter lido muita coisa sobre distopia, mas assim que fechei o livro a primeira coisa que pensei foi: "POR QUE NÃO O LI ANTES?!" 

Em "Jogos Vorazes" temos Panem como cenário, uma nação formada por doze distritos e uma Capital. Panem surgiu após uma terrível Guerra que devastou a antiga América do Norte. Por conta da guerra e para demostrar o seu grande poder sobre todos os distritos a Capital criou os Jogos Vorazes, evento anual, transmitido ao vivo à todos os locais de Panem, onde um garoto e uma garota de cada distrito são selecionados e obrigados à lutar até a morte. Vinte e quatro tributos, apenas um vencedor. Esses são os Jogos Vorazes.

Katniss Everdeen é uma  adolescente de dezesseis anos, moradora do distrito doze. Vive com a mãe e Prim, sua irmã de apenas doze anos. Katniss caça ilegamente com Gale, seu melhor amigo, para dar de comer às duas famílias que são muito pobres. 

Durante a colheita (evento em que os tributos de cada distrito são selecionados para os jogos) algo inesperado acontece. Prim é selecionada para participar e Katniss se voluntaria para ir no lugar da irmã mais nova. Assim, o distrito doze descobre quem são os dois tributos do ano: Katniss Everdeen e Peeta Mellark.

Como se não bastasse ter que participar de um evento tão horrendo, Katniss também terá que ser inimiga de alguém que já a ajudou no passado... mas nada pode impedir, pois assim que o tiro de canhão é dado, os jogos precisam começar...

Nunca li uma história como esta! Só alguém com muita imaginação e senso crítico poderia escrever, deixo aqui registrado os meus parabéns para a Suzanne Collins, já me considero fã de seu trabalho.

Vocês já devem ter ouvido/lido muita gente falando sobre Jogos Vorazes, especialmente agora que foi lançado o filme. Pelo fato de muita gente estar comentando eu não queria ler, pensei que seria mais uma modinha (lê-se: Crepusculo) e acabei ignorando, mas quando as pessoas da minha família disseram que era um livro muito bom, ou melhor, quando meu namorado que odeia ler me disse que adorou o livro eu tive que dar atenção! E foi a melhor coisa que fiz. Agora entendo porque tanta gente gostou.

A história é fantástica, é dificil saber o que vamos encontrar na próxima página pois a autora adora nos pegar de surpresa, posssui uma narrativa envolvente e os personagens são maravilhosos. Além de tudo isso, a autora não nos deixou na mão no quesito romântico. Há um romance, mas ele é bem singular, nada exagerado ou meloso e sim ideal para o livro.

Eu me apaixonei por Jogos Vorazes e estou ansiosa para ler Em Chamas (segundo livro da trilogia). Leia o livro e assista ao filme, que também é ótimo, muito fiél ao livro! Não fique em dúvidas como eu, você não irá se arrepender.

"Happy Hunger Games and may the odds be ever in your favor."
-

6 comentários:

  1. Imagina que a pessoa precisa de uma imaginação brilhante para escrever algo como isso, totalmente diferente.
    Preciso de tempo pra ler esse livro, todo mundo está comentando! Até a Demi Lovato! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhh eu adoro esse livro, li toda a trilogia a pouco tempo (comecei o primeiro no carnaval, pra ser exata, e fui lendo um atrás do outro)e já até fiz resenha do primeiro lá no blog, em breve posto as outras duas resenhas, e como você pensei: Porque eu não li antes hein??? Enfim, eu virei tão fã que fui ver o filme logo no dia de estreia, amei, poucas coisas foram mudadas, e toda a essência permaneceu! E sobre Em Chamas: leia logo, pra mim ele foi o melhor dos três livros, não sei o que você vai achar, mas pode ter certeza que é ótimo.

    Rafaela

    entretendoelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que estou para ler esses livros! Estou morrendo de vontade de comprar, eu peguei os três na mão ontem, mas acabei levando outros livros, eu só vejo críticas boas dessa série! Pretendo ler logo, os próximos livros que eu comprar, vão ser esses!

    Ellen

    thebooksarecalling.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Andresa,
    Também demorei um pouco mais do que o normal para finalmente pegar Jogos Vorazes, mas o livro realmente merece toda essa fama e atenção que está tendo no momento. A história é espetacular, muito bem escrita e nos deixa vidrados a todo momento ^^
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa sua resenha. =)
    Só acho que faltou falar um pouco das críticas sociais que a autora faz...

    Já leu os outros? São ainda melhores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Bem tenho que admitir que não tava muito afim de ler o livro por essa coisa chata de todo mundo ta comentando mas vou tentar ler.Quem sabe eu goste?

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal