9 de jan de 2013

Dicas para ler mais em 2013

Imagem: http://browse.deviantart.com/photography/?q=books+and+time#/d3cw996



















No ano passado eu estipulei uma meta de leitura, que seria ler 50 livros, e eu não a alcancei. Fiquei me questionando: "Eu leio tanto, porque não consigo alcançar uma meta tão pequena? Vejo vários blogueiros lerem uns 200 livros por ano..." Tudo bem que, em minha opinião, ler mais de 150 livros por ano é exagero, eu não conseguiria lembrar as histórias, não teria vida social e provavelmente decairia na faculdade. Mas eu realmente gostaria de ler um pouco mais e acabar com as "ressacas literárias" que ando tendo frequentemente. Então resolvi dividir algumas dicas com vocês, essas dicas são resultados de observações do meu dia a dia ou que descobri lendo em algum lugar:


PROCURE LIVROS QUE REALMENTE TE INTERESSAM

Quem gosta de ler por obrigação? Claro que há momentos que é necessário fazer isso, como acontece com as leituras obrigatórias da escola e/ou faculdade, mas sempre que possível leia aquele livro que você está MORRENDO de vontade de ler. Muitas vezes você não consegue ler muito, pois não encontrou o seu gênero favorito e acaba considerando a leitura algo cansativo. Quando o leitor se empolga muito com um livro irá consequentemente buscar outros para sentir o mesmo prazer da leitura anterior.


LEIA UM LIVRO DE CADA VEZ

Sabe aquela vontade de ler 3 ou 4 livros de uma vez porque quer muito ler todos logo?! Ás vezes sinto isso e sinceramente, me atrapalha muito! Em dezembro eu comecei a ler "Lola e o garoto da casa ao lado" (eu estava DOIDA para ler), mas acabei pegando "Divergente" para ler e também iniciei o livro "Fiquei com seu número", acabei ficando um tempão sem ler nada porque não consegui absorver as histórias, além de me sentir super indecisa por não saber qual ler primeiro. Respirei fundo, escolhi um dos três para ler até o fim e depois de acabar com ele escolherei outro. A leitura precisa ter foco, por mais leve que o enredo seja. O melhor a fazer é curtir um livro e depois aproveitar o próximo. Sem ansiedade, galera!


Imagem: http://browse.deviantart.com/photography/?q=books+and+time#/d2uwbhh
















NÃO ESTÁ FAZENDO NADA? LEIA!

Ok. Você trabalha, estuda, cuida da casa, faz curso... mas deve ter um momento em que você não está fazendo nada, não tem? Está sentado(a) no ônibus e a viagem é longa (eu sempre passo mal quando leio em algum veículo, mas percebi que se não ficar olhando para fora da para ler tranquilamente. Claro que precisa prestar atenção para não perder o ponto! rs); está no consultório ou em alguma sala de espera; no horário de almoço ou intervalo; antes de dormir... Deve haver algum momento sossegado em sua rotina. Invista nele e leia o quanto puder!


NÃO SE DISTRAIA!

Ler em ambientes barulhentos não me distrai quando o livro é bom, mas se a leitura está chatinha até um pontinho preto na parede parece chamativo. Procure não se distrair no momento da leitura, busque um lugar tranquilo que não há algo que te incomode. Eu não consigo ler ouvindo música, principalmente se a conheço, isso me distrai muito! A dica é: investigue o que atrapalha o seu momento precioso e expulse tudo o que está incomodando.


DEFINA UMA META DE LEITURA

Algumas pessoas gostam de definir metas diárias, como por exemplo: "hoje vou ler 50 páginas". Eu não gosto disso, mas adianta para outras pessoas. Se preferir poderá fazer uma meta mensal e determinar uma quantidade de livros que deseja ler naquele mês. 


PROCURE LUGARES DIFERENTES PARA LER

Que tal ler em um parque? Neste verão (super quente!) é uma ótima opção. Ou melhor... ler na praia! Quando estou relaxada e em um lugar bem confortável consigo ler super rápido. Certa vez passei dez dias em uma chácara com a família e lá havia uma rede perto da piscina, eu adorava ler naquela rede, quando começava não queria mais parar. Nessa mesma viagem também choveu bastante durante alguns dias e não dava para fazer muita coisa. Adivinha o que eu fiz? Li no sofá comendo bolo de chocolate! Uma delícia!

Imagem: http://browse.deviantart.com/photography/?q=books+and+time#/d52cnkm




















Espero que tenha ajudado vocês! Quem souber de outras dicas e quiser compartilhar conosoco escreva nos comentários.

6 comentários:

  1. Oi, Andresa!
    Sabe, eu acho exagero que alguém leia 200 livros por ano. Me pergunto se há algum aproveitamento das histórias desse jeito. Acho que de 30 a 50 já é um bom número e é mais do que a maioria lê, concorda? Minha meta era 51 e consegui fechá-la em 2012! <

    As dicas são boas e realmente úteis.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ai, meu comentário foi incompleto por causa desses "maior que" e "menor que". ¬¬'

    Repetindo: gosto de fazer metas diárias, como separar um número de capítulos. Me ajuda a manter um ritmo e a não ficar um dia ser ler nem que seja um pouco. ^_^

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andresa. :)
    Eu tenho mania de pegar vários livros para ler, e isto me atrapalha bastante, e no final sempre fico sem ler algo por um bom tempo. \:
    Ótimas dicas, adorei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas.
    Sigo quase tudo que você mencionou. Mas sou ruim com metas então prefiro não criar uma.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ótimas dicas, adorei!
    Adorei o blog também, super fofo e aconchegante!
    Estou seguindo o blog!
    Beijos!

    http://www.papo-literario1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. gostei da dica não sou muito fã de ler mais este ano de 2013 quero faze toda diferença tanto na minha fala e tambem na escrita

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal