9 de ago de 2013

Liberta-me - Tahereh Mafi

Editora: Novo Conceito
Páginas: 448

Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.


Olhos fixados nas páginas, curiosidade aguçada, sensação de adrenalina mesmo estando sentado(a), possível paixão platônica pelos personagens... Esses são apenas alguns dos sintomas que poderão ocorrer durante a leitura, digo por experiência própria e após ouvir relatos de amigos que tiveram as mesmas reações! Tahereh Mafi, novamente, conseguiu me tirar o fôlego!

Na incrível sequência de Estilhaça-me os personagens estão revirados, suas personalidades mudaram e isso é perceptível, porém não achei este fato negativo, muito pelo contrário, depois das mudanças feitas pela escritora achei a história ainda mais instigante!

Não pretendo contar muito sobre o enredo, para fazer uma resenha sem spoilers de Estilhaça-me (vocês que ainda não leram, não sei o que estão esperando, leiam a resenha do primeiro livro e vão correndo devorá-lo). Neste segundo volume, além da mudança na atitude de Adam, Warner e Juliette, temos também um cenário diferente do primeiro livro, que acabou sendo exclusivamente no setor 45. Além de conhecermos mais profundamente novos personagens, que são tão encantadores quanto este trio.

Juliette tenta descobrir mais sobre quem ela é e, claro, fica reclamando aos quatro ventos no início, mas dou razão a ela, afinal ela pode matar quem a toca, ficou anos confinada e sozinha. Qualquer um ficaria meio maluco depois disso! Eu, e sei que muito outros também, devem se identificar com ela de alguma maneira. Juliette acha um monstro, mas nunca vi uma personagem tão humana quanto ela.

Mais louca do que qualquer um dos personagens é a Tahereh Mafi, haha. Ela é simplesmente louca e completamente genial! Conseguiu me surpreender do início ao fim com acontecimentos inesperados a todo momento! Ela conseguiu, pela primeira vez na história da minha vida literária, fazer com que eu me apaixonasse pelo vilão! Sério, estou desesperadamente maluca pelo Warner e não consigo entender como esta escritora fez isso comigo! Depois que li o e-book “Destrua-me” (baixe ele aqui), que é um conto narrando a visão do Warner, tudo mudou, ela me destruiu.

Além disso, a narrativa da autora é muito peculiar. Diferente de tudo o que já li. Tahereh tem o dom com as letras, isso ninguém pode negar, mesmo aqueles que não tenham gostado da história.

Sei que acabei não contando praticamente nada sobre o enredo da sequência, mas acreditem: é melhor vocês não saberem. Deixem o livro surpreendê-los, garanto que a leitura será muito mais emocionante! A única coisa que vocês precisam saber sobre o livro é que é preciso lê-lo IMEDIATAMENTE, pois me faltam palavras para expressar o quanto a leitura foi fantástica. Eu não consegui me libertar da história, mesmo dias depois de ter finalizado!

Encerro citando alguns pensamentos que tive ao fechar o livro: 1) OMG, Warner! Eu preciso do Warner! 2) O que a Tahereh fez?! 3) Este foi o melhor livro que li este ano!  - Neste momento a minha mãe olhou para mim, ficou preocupada e perguntou o que eu tinha. Só consegui responder: “Ah, mãe... como vou conseguir viver sem a continuação deste livro para ontem???” E agora, leitores, pergunto à vocês: “Como vocês estão vivendo SEM LER ESTE LIVRO AINDA?!” ♥































- Tahereh Mafi e eu na sessão de autógrafos de "Estilhaça-me" em São Paulo! Foto de 2012;

15 comentários:

  1. Não li a resenha pois ainda nem li Estilhaça-me... Mas uma coisa: sou só eu, ou a Andressa e a Tahereh estão MUITO parecidas nessa foto? hahaha estão lindas vocês!

    Beijoss ;)
    http://fifizando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Li só o primeiro livro da série. Tentarei comprar o segundo na bienal. Confesso que não entendi muito bem porque todos são Team Warner, eu o achei tão psicopata, sanguinário, tão Hitler.. uashasuhas Mas falaram que vou mudar minha opinião com Destrua-me. Acho difícil, adoro mocinhos. asuhausauha
    Posso ser sincera? Achei você e a Tahereh super parecidas! sauhasuasuh O mesmo sorriso, sério!
    Beijoos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  3. "Na incrível sequência de Estilhaça-me os personagens estão revirados, suas personalidades mudaram e isso é perceptível" que bom saber isso! pq confesso que não gostei mto do primeiro livro e não me animei nadinha para ler a continuação, mas sabendo que as coisas mudam quem sabe eu não me animo um tiquinho e leio o livro?

    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Não li a resenha completa, porque ainda não li o Estilhaça-me e não quero ter nenhum spoiler. Aliás, acho que vou ler em breve, tudo depende da votação lá no blog hahaha. Enfim, estou bem curiosa para começar a ler e espero me envolver com a história.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  5. Li um pedacinho da resenha, e já quero ler o livro todo hahahah Adorei

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é demais *-*
    super super super perfeito

    ResponderExcluir
  7. Amei Estilhaça-me, necessito ler a continuação, mal posso esperar para ler *U*

    ResponderExcluir
  8. Vou ser sincera, quando li Estilhaça-me pela primeira vez eu me surpreendi, um livro perfeito, sem defeitos alguns e me fez torná-lo um dos meus preferidos, favoritos, pra meio mundo eu indicava. Criei expectativas em "Liberta-me" e me decepcionei, não foi só eu, minha prima e uma amiga minha leu e simplesmente se surpreendeu com algumas atitudes vindas de Juliette. ;3;'
    Infelizmente não amei este livro, ele pode ser bom para outras pessoas mas pra mim, não foi tanto assim, só por que adoro Tahereh, uma ótima escritora, mas fugiu na mão quanto a este livro. D:

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito boa, abordando de forma inteligente o conteúdo do livro, facilitando o entendimento do enredo e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou dooida para ler Liberta-me!
    Fazia um bom tempo que queria Estilhaça-me e quando enfim o comprei, coloquei a frente de várias outras leituras, e mesmo lendo meio receosa, já que tinha lido algumas resenhas negativas, não me decepcionei nem um minuto com o livro *--*
    E você deve imaginar (e deve ter sentido o mesmo), como fiquei necessitada de ler Liberta-me pra ontem, assim que terminei o livro anterior! haha Por enquanto não li o conto Destrua-me, sou totalmente teamAdam... e estou com medo de ler o conto e acabar traindo ele!!!! kkk
    E concordo com você, a escrita da autora é perfeita, sem falar que flui naturalmente né??
    Enfim, PRECISO desse livro! haha
    P.S.: Invejinha boa da sua foto com a Tahereh <3

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Que linda essa foto! E que inveja de você hahahaha
    A-d-o-r-a-r-i-a tirar uma foto com essa incrível escritora. O jeito que ela traduz os pensamentos parece mágica rsrsrs Enfim. Já tenho Liberta-me em mãos e não resisti em folhear e já li os quatro primeiros capítulos. E já gostei do que li! Normalmente as histórias não fluem de maneira rápida, mas desde o primeiro parágrafo me senti presa à história. A Tahereh é um gênio! E não quero continuar lendo, acredita? Acho que é pelo fato de NÃO CONSEGUIR SOBREVIVER até o lançamento do último livro. Dá um misto de curiosidade e pesar, sabe? Já leu Destrua-me? Desde que li, há alguns meses atrás, fiquei sedenta por Warner hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Quero muito começara a ler essa série, e não vejo a hora de ter esses livros todo mundo fala tão bem que me deixa bem curiosa e lendo as resenhas então fico mais ainda, gosto do estilo do livro.
    Linda sua foto não pude ir na sessão de autografos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha! Também preciso do Warner, torça insanamente por ele, quem ja o conto Destrua-me sabe o quanto o Warner é um personagem profundo, mas o livro como um todos, todos os personagens sao bons, amo!

    ResponderExcluir
  14. Simplismente acho que vou morrer! Quero muito ler destrua-me e não acho!!! Sou team Warner desde já, e quero ler este ebook. PLEASE, onde eu acho?

    ResponderExcluir
  15. Quando vai sair a continuação??? Mdds

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal