23 de dez de 2010

In Bookshelf Entrevista... Mauricio Gomyde Porto


"Bom, vamos lá...
Meu nome é Maurício Gomyde Porto. Sou paulista, de São Paulo, capital, mas moro em Brasília desde os quatro anos de idade. Considero-me brasiliense, apesar de ainda manter vínculos com a terra natal. Torço pro São Paulo, por exemplo...rs. Além de escritor, sou músico. Baterista, mais precisamente. Toco numa banda chamada Superaudio (
www.myspace.com/superaudiooficial) e tenho um trabalho de compositor que sairá em breve, com uma cantora chamada Indiana Nomma. Neste trabalho eu compus todas as canções, fiz a produção musical e ela cantou. Ah, também sou servidor público e trabalho no Tribunal de Contas da União. "






O Mundo de Vidro é seu primeiro livro a ser publicado certo? O que você sentiu ao ter algo escrito por você publicado para que várias pessoam possam ler?

Sim, o primeiro livro que publiquei foi "O Mundo de Vidro". A primeira edição foi feita em 2002, e depois, em 2005, fiz a segunda. No início de 2011 lançarei a terceira edição.
Escrever é algo que muitas pessoas têm vontade mas pouca coragem. Medo da exposição, talvez. Medo de não conseguir, sei lá. Acho que nós, que sentimos necessidade de colocar no papel um pouco do que pensamos, do que imaginamos, do que acreditamos, devemos superar este "

 medo" com persistência. Não há que se precocupar com as possíveis críticas que possam advir desta decisão. Pior seria guardar pra si coisas que, muitas vezes, poderiam ter ressonância em outras pessoas. Um amigo meu me disse certa vez que não se deve escrever pros outros, mas pra si. Eu já acho que devemos escrever pra nós E pros outros. De que adianta escrever algo que ninguém vai ler? Dessa forma, o que sinto ao saber que as pessoas estão lendo o que escrevi é apenas o prazer de compartilhar as palavras. Cada um que faça o seu juízo e tire suas conclusões (que espero, claro, sejam positivas).



De onde surgiu a inspiração na hora de fazer com que "O Mundo de Vidro" virasse realidade?

"O Mundo de Vidro" é uma história simples, mas até certo ponto complexa. Ela conta a saga de duas pessoas durante um ano. A minha idéia foi a de uma "volta no tempo". Havia a discórdia sobre quando o século 21 começaria: se no final de 1999 ou no final de 2000. Então, brincando com isso, pensei: e se houvesse duas viradas do milênio? Digo, no final de 99 e no final de 2000. O que aconteceria durante esse ano e que poderia dar o sentido de uma nova chance? Então a história se passa entre os dois reveillons da virada do milênio. "Ele", um sujeito sem atrativo algum, e "Ela" uma mulher maravilhosa. E o livro conta a mudança de atitude dele, em se tornar um homem seguro, e dela, insegura. Tudo por conta de uma paixão insana. E há um "meta-livro" no meio, que deixa tudo mais legal. Enfim, não posso contar mais nada, mas a idéia foi a de fazer um livro leve e engraçado.

Você já tem algum outro livro pronto esperando publicação?

Sim, e o nome é "Infelizes para Nunca". Estou em fase de correção, capa, diagramação, ajustes finais. Lanço em março/2011. Aguardem!!!

Quanto tempo levou em média para escrever o livro?

A pergunta é: "Quando a gente sabe que terminou o livro?".. rs. Na verdade, chega uma hora em que a gente simplesmente o abandona. Porque, se deixarmos, escreveremos eternamente. Sempre há o que melhorar. No caso do "O Mundo de Vidro", escrevi bem rápido, em dois meses. Mas levei mais de um ano depois burilando, ajeitando, cortando, acrescentando. Então, acho que demorou 1 ano e dois meses, no final das contas. Já o segundo, estou escrevendo há três anos.


Quais são seus autores preferidos?

Gosto muito do Nick Hornby, do Luis Fernando Veríssimo, do Dan Brown (lembrando aqui rapidamente, de cabeça). Mas leio de tudo, só não auto-ajuda.

Rapidinhas:
a) Um (a) autor (a): Maurício Gomyde
b) Um livro: Infelizes para Nunca
c) Um (a) cantor (a) /banda: Cantora: Indiana Nomma /  Banda: Superaudio
d) Um filme: Antes do Amanhecer
e) Um sonho: No leito de morte, ter a plena certeza de que me diverti demais nessa vida.
f) Uma pessoa: ih, são tantas! Todas as que são inspiração pro que escrevo.
g) Uma frase: "Toda certeza cega, leva em frente o que se quer fazer. E nada mais importa, não se entrega, paga o preço que for pra ver"
h) Um momento marcante: O dia em que recebi a encomenda com os exemplares do meu primeiro livro.
 

Quando você descobriu essa sua paixão em escrever? Era um sonho antigo ou foi descoberto recentemente?

Eu sempre gostei de ler, e isso naturalmente acaba transcendendo. Quem lê muito acaba por sentir necessidade de também expressar os sentimentos e pensamentos. Acho que descobri naturalmente. O fato é que, no dia em que pensei "eu posso escrever", eu sentei e tentei escrever. Assim é que funciona. Escrevi contos, poesias, letras de música. Um dia falei "vou escrever um livro". Não conhecia muito das técnicas específicas pra se fazer um livro, então escrevi intuitivamente. Gostei do resultado! Comecei em 2000 e não pretendo parar.


Todos sabemos da dificuldade que é para que escritores nacionais consigam publicar algo. Qual é sua dica/conselho para aqueles que sonham em um dia, assim como você, ter o próprio livro em mãos?

Sente e escreva. Muita gente pensa, estuda, lê, mas não senta e escrever. Fale de algo que conhece, e se não conhece pesquise (não só na Wikipédia, por favor!). Tente ser o mais compatível com a sua verdade. Imagine o que você gostaria de ler e escreva. Depois disso tudo, não tenha preguiça de se divulgar, de correr atrás. Como dizem: "Quem não é visto, não é lembrado". A internet está aí, à mão. Mãos à obra!

Mauricio, muito obrigada por ter dado essa oportunidade ao blog para que os leitores o conheçam melhor. Foi uma honra. Como os interessados devem proceder na hora de adquirir seus livros ou contato?

Eu é que agradeço imensamente o espaço, Andresa. É de iniciativas assim que precisamos nós, escritores. Sempre que precisar é só chamar. Voltarei pra lançar o segundo livro, caso me dê a oportunidade. Para adquirir meus livros, só mandar um email pro
omundodevidro@gmail.com que envio, sempre a preço de custo.

-

Pessoal espero que vocês tenham gostado e fiquem ligados que muito em breve teremos resenha de  "O Mundo de Vidro" aqui no blog e algumas surpresinhas...

25 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Parece que o livro dele "Mundo de Vidro" é bem legal.
    Parabéns para o blog pela sua primeira entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Andresa ameeei a entrevista! *-*
    Tenho parceria com ele, ele é super simpático, né?

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Deve ser xou esse livro. Vou procurar no skoob. Quanto custa, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro e confesso que qdo ganhei de presente do Maurício,achei que seria apenas um livro de uma pessoa muito simpática que tinha realizado a proesa de escrever um livro etc...Mas me enganei,Não era um bom livro,O Mundo de Vidro é O LIVRO .Divertidissímo,envolvente e sem sombra de dúvidas um dos melhores que já li e amei.Vc tem a sensação de estar vendo um filme e tbm sente que em qualquer momento vc vai se deparar com alguem assim(na vida real) como o personagem"Ele",assim chamado no livro e vc sente muita vontade de ser "Ela" para ser muito amada por alguém tão especial...
    Gente,leiam vcs vão entender o que estou falando.Recomendo!
    Daniele Sachetti

    ResponderExcluir
  5. gostei bastante da entrevista^^ vou procurar saber mais sobre o mundo de vidro =]aguardo sua resenha^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista!

    Estou louca para ler o livro dele! \õ/

    Espero q chegue logo pq além dele ser mto simpático, a história parece ser mto boa!

    Feliz Natal!
    Bjo

    Pri
    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a entrevista! :) Não conhecia o autor nem o livro, parece ser uma história interessante :)
    Feliz Natal e um bom ano novo pra você também querida!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. *-----* Parabens pela entrevista !! Admito que na verdade passei mais aqui para lhe dar um Feliz Natal ! *------*
    Beijoos e MUITA SORTEE!
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  9. Como posso conseguir o livro? Vai ter alguma promoção por aqui? Eu kero!!!! ;) parabens pela entrevista, andresa. ótimo conhecer novos escritores.

    ResponderExcluir
  10. Entrevista muito boa!
    Bem objetiva e perspicaz, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Nossa ele é super sinpático, acho que vou dá uma olhada na banda dele, e no livro claro.
    Parabéns pela entrevista.
    Também não gosto de auto-ajuda ¬¬'
    beijoos
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista com o Maurício, muito simpático e o livro é muito interessante, quero ler o livro logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista.
    Ainda nem li o primeiro livro e já quero ler o segundo também =D

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista, ainda mais porque é uma oportunidade de conhecer autores nacionais. rs

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a entrevista. É bom ver que a literatura nacional cresce a cada dia õ/

    ResponderExcluir
  16. Ótimo ver a literatura nacional assim, não só criando a cada dia novos - e bons - autores, mas pelo fato da interatividade com o público !
    Demais ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  17. Caramba já vai pra 3a edição! Deve ser bom mesmo o livro. Muito legal a entrevista!!
    Essa frase dele, falo tudo: "Eu sempre gostei de ler, e isso naturalmente acaba transcendendo. Quem lê muito acaba por sentir necessidade de também expressar os sentimentos e pensamentos."
    Prometo comentar mais vezes no blog Andresa...ia fica com vergonha de comentar só pela promoção e depois nunca mais hahahaha XD

    ResponderExcluir
  18. Gostei da entrevista ele parece ser muito simpático e divertido !!Sorte sua !! rsrsrs
    E estou com uma vontade imensa de ler os livros dele !!
    Continue assim parabéns , vou recomendar para os meus amigos !!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista!!!
    Quero mtmtmtmtmtmtmt ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a entrevista. O livro parece ser demais.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista !!!
    Não vejo a hora de ler o mundo de vidro !!

    E depois o segundo livro dele. !!!

    E o fato dos personagens não terem nomes me instigou mais ainda !!

    Parabéns pela obra Maurício!!

    ResponderExcluir
  22. Muito legal. Parabéns Maurício.

    ResponderExcluir
  23. Nossa o autor é super gente fina e que bacana saber que o próximo livro dele será lançado daqui a pouquinho :D
    O livro deve ser ótimo! realmente é o que acontece qdo nos apaixonamos, ficamos estranhos :P

    ResponderExcluir
  24. Adorei, autor gente boa e a resenha doi livro é mara!!

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante esta entrevista. Gostei do modo com que o Maurício respondeu as perguntas. Parabéns à Andresa pela entrevista e ao Mauricio pelo trabalho.

    Beijos, Samyra Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com - Livros e algo mais.

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal