7 de abr de 2013

Minha reportagem sobre blogs no RROnline

Olá, pessoal! Hoje, no dia do jornalista, venho convidar vocês à lerem a minha matéria que foi publicada no site Rudge Ramos Online. Comentei sobre o trabalho dos blogs, livros, e até conversei com a Paula Pimenta sobre o assunto! Me digam o que acharam!


Jovens leitores buscam dicas de livros em blogs

União entre literatura e tecnologia incentiva o hábito da leitura nos adolescentes

Publicado em 07/04/2013 19:38 
Jovens leitores buscam dicas de livros em blogs
Giovana Joris, dona do blog "Like Mariella" - Foto: arquivo pessoal

ANDRESA VIDAL
Especial para o RROnline*
É comum encontrar dicas de livros em jornais, revistas ou por recomendação de outras pessoas, porém os jovens encontraram uma nova maneira de se inteirar sobre o mercado editorial e aprender a gostar de literatura. É por meio de blogs literários que leitores entre 12 e 25 anos leem resenhas, assistem a vídeos e debatem com outros leitores, a fim de encontrar a história ideal para a próxima leitura.
Os “blogs literários” são geralmente escritos por adolescentes, que indicam livros de diversos gêneros, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Os blogueiros divulgam resenhas sobre livros que já leram, falam sobre lançamentos, eventos como sessões de autógrafos com escritores nacionais e internacionais e até gravam vídeos mostrando os livros que compraram.
A estudante do curso de Produção Multimídia Giovana Joris, moradora de Santo André, criou o blog “Like Mariella” em 2012 com a intenção de expressar sua opinião sobre as histórias que lia e encontrar outros leitores da sua idade para poder conversar. “No início o projeto foi bastante despretensioso, mas hoje vejo que não consigo viver sem um espaço para poder fazer resenhas e comentar sobre os livros que tenho lido”, conta. Giovana diz que o grande objetivo dos blogs literários é influenciar os adolescentes a criarem o hábito da leitura e garante que isso realmente tem acontecido. “Percebi um grande aumento da população jovem que gosta de ler e também descobri uma enorme quantidade de leitores da minha idade”, diz a blogueira.
(...)

2 comentários:

  1. Andressa, gostei bastante do enfoque da sua matéria. Acho muito interessante que falemos a respeito dos blogs literários, que mostremos a outras pessoas o quanto lemos e o quanto somos capazes de criar um pensamento crítico ainda jovens.
    Ademais, um feliz dia do jornalista (atrasado) a todos nós, filhos da pauta! hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que legal a sua matéria! <3
    Sonho meu conseguir escrever sobre esses assuntos legais na faculdade. Professor chato é UÓ. Adorei ver que os blogs literários ganharam espaço no seu texto... é uma coisa que o pessoal esquece, porque nem todo mundo tem contato.
    Parabéns!
    Nilsen.

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal