19 de set de 2013

Cursos universitários para quem ama ler!

Está chegando a época do vestibular, ou seja, o período em que vários pessoas começam a entrar em pânico e arrancar os cabelos. Eu sei, já passei por isso e acreditem, quase fiquei maluca! Como se não bastasse o estresse por pensar que eu poderia não ser aprovada em nenhuma universidade, quando estava quase na reta final comecei a ficar em dúvidas quanto ao curso que eu tinha escolhido...

Pensando nisso e querendo ajudar os jovens leitores do blog que irão ingressar em breve nessa vida completamente maluca de universitário, resolvi destacar para vocês 5 cursos universitários que podem ser uma boa opção para os apaixonados por livros!


















LETRAS

Este é óbvio, não é? Qualquer um que gosta de ler provavelmente também gosta da língua portuguesa, inglesa, etc. O curso abrange o estudo da nossa língua e/ou de outras línguas, abordando gramática, ortografia, literatura, regras, etc.

A revisora de textos e crítica literária, Joana Masen, fala um pouco sobre sua experiência na área:

"Entrei no curso de Letras porque sempre quis fazer algo que não envolvesse Matemática, e também porque leio muito desde criança, achei que isso facilitaria, e realmente ajudou.

O curso exige mesmo muita leitura, desde literatura, que é a parte mais bacana, até as matérias mais 'técnicas', como Linguística, por exemplo, que é pura leitura de textos teóricos e estudiosos da língua. Então, quem já gosta de ler não vai sofrer tanto com isso.

O curso é focado principalmente na formação de professores. O meu tinha habilitação em Português e Inglês, então posso lecionar as duas matérias a partir do Ensino Fundamental II, ou seja, a partir da antiga 5ª série.

Além de professor, o aluno de Letras também pode seguir carreira em revisão e correção de textos, que é minha área, linguística, tradução Inglês-Português e até em crítica literária. Meu curso também dava habilitação em Libras, para trabalhar como intérprete ou professora de alunos surdos. Essa é uma área muito promissora, pois não tem muitos profissionais, mas exige bastante dedicação e especialização."


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Ler faz com que exercitemos a nossa imaginação, e a criatividade é a "matéria-prima" dos publicitários! Imaginem publicitários sem criatividade?! Publicitários que não gostam de ler ou ver filmes?! Estranho!
Os publicitários, em geral, trabalham para gerenciar a imagem de uma marca, torná-la famosa e colocá-la em destaque.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Simone Wasques, diz que o publicitário precisa saber o que está acontecendo ao redor do mundo e ter domínio da escrita. "Temos que estar sempre por dentro de todos os assuntos, por isso é super importante ler! Precisar saber do contexto para poder entender e entrar na mente do nosso público alvo, além disso também precisamos ter um excelente português e ler é essencial para aprender palavras novas e melhorar a escrita", fala Simone.


JORNALISMO

Este é o meu amado curso, e também o curso de muita gente que ama ler! Ser jornalista não é apenas querer estar no lugar do William Bonner (eu ouvi muito isso da minha família), o jornalismo abrange muitas áreas! Você poderá trabalhar em redações tradicionais ou portais de notícias, emissoras de rádio ou tv, assessoria de imprensa, comunicação empresarial, poderá ser diagramador, fotojornalista, mídias sociais e muitas outras funções que englobam o universo da comunicação. Encontrei no jornalismo uma leque de escolhas que eu não sabia que existia!

O curso dura quatro anos e abrange disciplinas teóricas (teorias da comunicação, filosofia, economia, política) e práticas (redação de jornal impreso, internet, rádio, fotojornalismo, tv, etc). Eu curso na Universidade Metodista de São Paulo, faculdade cinco estrelas pelo Guia do Estudante, adoro a estrutura e a qualidade dos docentes de lá! Foi uma ótima escolha, estou adorando!


PRODUÇÃO EDITORIAL

Viver de livros... que sonho! Fiquei com muitas dúvidas quando fui me inscrever no vestibular, pois quando conheci este curso me apaixonei! Produção Editorial trabalha com atividades de edição e publicação de obras impressas e digitais, como livros, revistas, catálogos, websites, etc.

É o profissional de editoração que escolhe os títulos que serão publicados, os autores, a capa, as cores, as fontes, as folhas, enfim, ele coordena todo o projeto gráfico! Seus olhos também brilharam como os meus?

Infelizmente o mercado dessa área é um pouco mais restrito, muitos profissionais trabalham como freelancers e não como contratados. Este foi o principal motivo por eu não ter optado por este curso. Além disso, o profissional deverá ter muita habilidade com design.


DIREITO

Vocês já viram o tamanho dos livros que os advogados precisam ler? São MUITO grandes! Se a pessoa não gosta de ler já deve saber que terá dificuldades com o curso, afinal quase todo o conteúdo é pura teoria. A pessoa precisa lidar com leis e documentos judiciais e precisa ter habilidades com a língua, tanto para escrever bem quanto para falar.


























Não esqueçam de comentar sobre o que acharam do post e sobre a profissão ou futura profissão de vocês! Espero que eu tenha ajudado um pouquinho! 

12 comentários:

  1. que legal que vc ta gostando de fazer Jornalismo. É a faculdade que eu pretendo fazer
    legal o post
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de Direito e digo por experiência própria que há muita coisa para ser lida. Em diferentes formatos, seja livro físico ou digital, apostilas, e o próprio Vade Mecum (composto pelos códigos e leis do ordenamento jurídico brasileiro).

    Em suma, quem gosta de ler tem certa facilidade, pois o faz TODOS os dias e em época de provas, por longos períodos.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu apenas uma profissão, biblioteconomia. É a profissão que acabei selecionando para mim. Acho que não adianta procurar uma profissão para quem gostar de ler, e legal nós procurarmos uma profissão que venha dar estabilidade no futuro.

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O post é bem interessante e acho que quem gosta de ler tem mesmo grandes chances de ir parar em alguns destes cursos ... porém ... sempre tem a questão da diferença entre ler por prazer e ler por obrigação, mesmo em um curso que escolhemos e supostamente gostamos, temos muiitas leituras chatas e obrigatórias ... então ...!
    Eu fiz um ano de Filosofia, infelizmente não me dei muito bem com o curso e comecei Enfermagem esse ano, estou gostando bem mais e continuo com minhas leituras :)

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Andresa, sou formada em Direito e advogada e sempre amei ler, mas na faculdade a gente só faz uma leitura bem técnica e pesada tem que realmente gostar de ler e ser habituado, caso o contrario vai fracassar, mas confesso que sempre que podia da uma lidinhas em livros YA só pra me distrair mesmo, só literatura jurídica enche o saco as vezes!

    ResponderExcluir
  6. Você esqueceu de História!
    Estou me formando esse ano e sempre falo pra todos que pra fazer História, mais do que gostar de história, tem que gostar de ler, porque é só isso que você vai fazer o curso todo. Eu adooro demais!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A profissão que eu sonho mesmo é Jornalismo, e ler que você está gostando muito me fez com que eu fique bem feliz...ótimo post.
    Já estou seguindo o blog, e me inscrevi no seu canal do youtube!

    Beijos, Ariane.
    Desejo sucesso a você.

    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sim, são profissões que exigem bastante a leitura. Mas tem uma também que você não destacou que temos que ler MUITA literatura, histórias sobre a área, ou seja, livros e livros o tempo todo, que é Radio e TV. Está colado com publicidade e propaganda e jornalismo (e é a área que eu quero fazer rs) , mas para quem ama ler e ama o curso que escolheu fazer, não há problema algum em mergulhar em livros *_*

    ResponderExcluir
  9. Eu amo ler, mas não me identifico com nenhuma das profissões colocadas acima, apesar de que talvez faça Direito. Mas não por leitura, não para ser advogada: gostaria de fazer Relações Internacionais.

    Bem legal a ideia do post!

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha muita dúvida entre produção editorial e direito. Mas há um tempinho decidi que vou fazer direito mesmo!
    Adorei o post, sério mesmo!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - sector-12.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ah queria fazer Produção Editorial, mas não tem aqui em Londrina... Vou fazer Jornalismo mesmo =/
    Adorei o post o/

    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Amo os livros e pretendo fazer jornalismo! Muito bom esse post para quem tem dúvidas nessas áreas (como eu mesma haha)

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal