10 de nov de 2013

Easy - Tammara Webber

Editora: Verus
Páginas: 308
Resenhado por: Victor Lopes

Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.


Os new adults chegaram e dominaram o mercado editorial internacional, no Brasil alguns títulos já surgiram e ganharam espaço. São histórias para um público um pouco mais velho, que está na faculdade e se preocupa com outras coisas, histórias para aqueles que sempre gostaram dos YA e agora querem algo mais sério. Um desses títulos é “Easy” escrito por Tammara Webber e apresenta uma história de amor forte e convincente, com bons personagens e um ótimo enredo.

A história é contada por Jacqueline, uma jovem estudante que decidiu ir para a faculdade junto com o namorado, mas que não esperava que no segundo ano ele lhe daria um fora, algo que praticamente acabou com sua vida social, e seria obrigada a ficar em um curso que ela sequer gostava. O pior é que ela tem de enfrentar novos e terríveis problemas quando é atacada por um amigo de seu ex após sair de uma festa. Para sua sorte, surge um misterioso cavalheiro que a salva, o nome dele é Lucas e ela não sabe nada sobre ele, nem mesmo o tinha visto antes do acontecido, mas agora ele estará constantemente presente em seu dia a dia.

O forte de "Easy" não fica perceptível em sua sinopse que, mesmo dando certa curiosidade, não é um tipo que realmente atrai o leitor, pois parece ser mais do mesmo. Mas, ao dar uma chance para ele, você poderá descobrir uma história que usa bem os clichês, tornando-os bons dentro do enredo, e que trata não só de amor, mas também de assuntos sérios, que nos levam a pensar sobre problemas que todos podemos enfrentar em algum momento ou pelo menos conhecemos alguém que já passou pela mesma situação. O enredo evolui de maneira rápida, cheio de mistérios e perguntas intrigantes. Você consegue entrar na história e se conduzir pelas linhas junto com a narrativa.

Jacqeline não é uma personagem chata, a maneira com que ela fala é bem próxima do real, o que causa uma identificação, talvez ela não precisasse repetir tanto algumas perguntas, ainda que isso seja bom para não se perder na história. Sem contar que certas atitudes suas são meio inexplicáveis e até bobas, mas isso é algo comum de se ver tanto nos livros quanto na vida real. Já Lucas, o mocinho, tem seus clichês também, como ser o bad boy misterioso e bonito que todas se atraem, mas consegue se diferenciar em sua história de fundo, seus mistérios são atraentes e traz curiosidade, fazem com que você queira saber quem ele é realmente.

Em relação à escrita de Tammara Webber, ela é boa e simples, o que combina com a história. Talvez ela tenha errado em colocar muitos termos específicos de um certo assunto tratado na história, mas não é nada que atrapalhe a narrativa. O livro tem cenas mais adultas, um diferencial do gênero New Adult, não chega a ser um erótico, mas tem cenas bastante quentes, que são bem narradas, sem vulgaridade nem muito explicitas. Tammara novamente se sai bem, poderia mais uma vez não repetir algumas palavras, alguns sentimentos da personagem, tantas vezes, mas também não faz com que o livro fique repetitivo.

A verdade é que “Easy” é um bom livro, com uma boa história, simples e objetiva, com temas sérios e importantes e que é ótima para passar o tempo. Não se deixe enganar pela capa ou pela sinopse meio batida de livros de romance, pois você, assim como eu, pode se surpreender e gostar de conhecer a vida de Jacqueline e o romance dela com o misterioso Lucas. Leia e tire suas conclusões!

"Escolher ficar ao seu lado não é uma decisão difícil, Jacqueline - ele sussurrou, afastando-se uma última vez para olhar nos meus olhos.- É fácil. Incrivelmente fácil."

2 comentários:

  1. Não sou muito fã de romances com doses de clichês com mocinho bad boy, mas acho que iria gostar desse por sua temática um pouco mais pesada e com mistério de como tudo irá se concluir.
    Pena que a capa é realmente feia.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou curiosa demais, então só o que me interessa é saber sobre o segredo hahahahahahaha
    Apesar do enredo batido, clichê, é um livro bem cotado... acho que vale a pena lê-lo um dia, sem desespero, tipo "quero ler hj". desespero

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal