17 de jan. de 2014

Minha nova meta: LER LIVROS EM INGLÊS

Durante essa semana, para aqueles que não sabem, está acontecendo a maratona literária com a participação alguns leitores e blogueiros. Esta maratona consiste em ler o maior número de livros possíveis em apenas uma semana. Eu havia pensando participar, mas como estou em uma correria absurda entre o trabalho e o intensivo no curso de inglês, acabei não me inscrevendo.

Na segunda-feira comecei a pensar sobre isso e resolvi fazer a minha própria meta: ler um livro em inglês até o meu curso acabar, ou seja, até o dia 31 de janeiro, quando vou me formar. Acreditem se quiser, faz seis anos que estou estudando esse idioma e li apenas um livro, que tinha umas 100 páginas, para fazer uma prova. Fora os textos avulsos que eu lia não havia me arriscado em uma história de verdade.

Ganhei o livro “Fangirl” de presente de aniversário do meu irmão (dono do blog Hooked for Books). O Anderson já leu vários livros em inglês e começou a me incentivar a fazer o mesmo, mas confesso sempre tive preguiça ou medo de não entender nada.

Como este livro eu queria/quero MUITO saber sobre a história, decidi arriscar, e foi aí que tracei a meta para este mês. O meu objetivo para o futuro é tentar ler um livro internacional a cada dois ou três meses, e depois, se eu conseguir, ler mensalmente.

A experiência está sendo enriquecedora, percebi que não preciso ficar utilizando o dicionário toda hora, na verdade, estou na página 50 e ainda não utilizei nem uma vez. Quando há palavras que não conheço simplesmente procuro o contexto em que ela está e continuo a leitura.

O único problema até agora é que percebi que fico com muito mais sono quando leio em inglês e a leitura obviamente não flui tão facilmente quanto em português, mas se juntar isso ao fato de que estou muito cansada por esses dias, deve ser algo normal de acontecer. Além disso, o livro que estou lendo tem mais de 500 páginas, então pode ser que eu demore um pouco mais do que imaginava.

Assim que terminar a leitura pretendo fazer um post com dicas para aqueles que também têm vontade de se arriscar em outros idiomas. No começo é difícil, mas se pegarmos o ritmo aposto que ficará tão confortável quanto ler em português. Pelo menos é isso que eu espero que aconteça, rs.

Ah! E já tenho uma listinha com outros livros que pretendo ler:





E vocês? Costumam ler em inglês, pretendem ou sem pensam sobre o assunto? Vamos debater!

11 comentários:

  1. Acho bem legal a ideia de ler em inglês. Na verdade não é apenas legal, você treina o seu inglês tanto na escrita quanto na pronuncia. O que acaba sendo ótimo. Acho que conforme você for se acostumando com a leitura ela vai começar a fluir assim como a de português. Acho que vai valer muito a pena ler em inglês. Além disso, vai poder ter edições lindas.

    http:/Enfim Dezessete

    http:/Enfim Dezessete

    ResponderExcluir
  2. Ótimas escolhas pra ler! Sucesso na meta *-*

    http://garotaluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou bem tentada a me arriscar e começar a ler livros em inglês também... Fangirl está na minha lista a algum tempo! Quem sabe um dia tomo coragem, né?
    Beijos,
    ameler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desa, acho que você vai amar Eleanor and Park. Um outro livro que é bem sua cara é Grafitti Moon, mas acho que a Valentina vai lançar esse ano, mas é bem legal para adicionar à sua meta. <3

    Beijos,
    http://pronomeinterrogativo.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também estou nessa luta, estudo inglês há 5 anos e ainda não li nenhum livro nesse idioma.
    Eu até cheguei a comprar alguns, mas sempre que tento ler, tenho a mesma sensação de que a leitura não fui facilmente e me dá sono, e olha que são os originais de livros que já li em português, parece que não é a mesma sensação, não liberta tanto minha imaginação... Talvez seja pela minha preocupação constante de estar entendendo tudo e tentando não pegar no dicionário.
    Mas minha meta de leitura esse ano é de antes de comprar um livro (que é difícil resistir) é ler todos os livros não lidos da minha estante e os em inglês estão nela, então lerei rsrsrs
    Mas é um ótimo jeito de aprimorar a língua, além de que irá ajudar bastante no meu projeto final do inglês!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Fiz aaaaanos de curso de inglês e tinha os mesmos medos que você. No ano passado, enfim, tomei coragem de ler meu primeiro livro em inglês pra valer: "The Hunger Games". Foi a melhor coisa que eu fiz porque percebi que toda a minha preocupação de não entender nada e perder "detalhes" das descrições era bobeira. Agora eu sempre busco as edições originais e o meu vocabulário está melhorando muito. Meu único arrependimento é não ter começado antes!
    Se estiver pensando em desistir, leia "My Life Next Door"! Só vi resenhas positivas sobre ele e esse livro acabou se tornando um dos melhores YAs que já li, além de que a linguagem não é difícil.
    Boa sorte com a meta. Você verá que depois do primeiro livro a leitura flui que é uma beleza! Hahaha

    - Hm, o único problema é que sua lista de desejos vai crescer exponencialmente depois que começar a ler em inglês. :D

    ResponderExcluir
  7. Poxa que invejinha branca! Eu queria muito ler livros em inglês, porque assim teria como ler meus livros favoritos sem ter que esperar tanto pelos lançamentos aqui no Brasil, mas meu inglês é péssimo.
    Mas quem sabe com o tempo né?
    Ameii o layout do seu blog. Tão fofo

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  8. Quando eu comecei a ler em inglês eu demorava muito e, às vezes, agarrava em algumas partes o que era meio chato. Mas depois fui pegando o jeito e ficou bem mais tranquilo. E meu inglês melhorou muito!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  9. Como assim vc estuda inglês há seis anos e só leu um livro? Ai ai curso feio!
    Eu, como dona de uma escola de idiomas, acho um absurdo quando as mesmas não incentivam a leitura! Sei que nem todo mundo curte ler, mas se você torna isso uma atividade extra, leve e divertida, trabalhando não só a literatura, mas o visual (através de filmes) e/ou o auditivo (músicas), a galera acaba por curtir!
    Gostei da sua iniciativa, Dressa! Espero que você consiga ler mais livros em inglês! E, em relação ao ritmo, depois de um tempo você se acostuma! ;-)
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito de ler em inglês, mas meu conhecimento é intermediário. O jeito é esperar pelos lançamentos no Brasil.
    Morro de vontade de ler Eleanor & Park. Sempre vejo comentários positivos sobre ele.

    Bjos
    maressaaaspirante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal