18 de fev de 2014

Essa mania de viver de livros...


Certo dia parei para pensar em como a minha rotina estava cercada por essa palavra: livros. Eles definitivamente passaram a fazer parte do meu dia a dia de uma forma que eu jamais imaginei, mas também de uma forma que eu sonhava há algum tempo.

Sou estudante de Jornalismo, estou no quinto semestre do curso, e percebi que sempre que tenho a oportunidade, quero escrever sobre livros. As minhas ideias de textos geralmente rodeiam o mundo editorial e comecei a ter dificuldades para “pensar fora da caixa” e encontrar assuntos que não fossem sobre isso. Também tenho um sonho não muito secreto de me tornar escritora, por isso, sempre que posso, paro para escrever sobre alguma coisa. 

Além disso, faço estágio em uma editora de livros, acho que não preciso acrescentar mais, não é? Passo grande parte do dia trabalhando com livros e amo o que faço! E, para completar, sou blogueira literária (hum, sério?), o que faz novamente com que eu mergulhe no universo da literatura.

Passei a pensar se isso talvez me fizesse mal. Será que viver tão absorta neste meio é loucura? Será que penso muito sobre isso? Mas também percebi que, por viver muitas horas com assim, às vezes acabo querendo me desligar um pouco, como quando eu trabalho demais e não consigo escrever nada no blog. Ou quando travo e não escrevo nem uma linha das minhas histórias por meses...

Sinto que preciso encontrar novas coisas para fazer, não abondar este (de forma alguma!), mas descobrir algo além do editorial, e que me faça tão bem quanto. 


E vocês? Passam muitas horas por dia lendo/escrevendo/falando sobre livros? O que vocês acham disso? 

6 comentários:

  1. Que bacana.. já quis fazer jornalismo!! Bom não sou viciada, mas amo ler. Para mim não importante quantidade, pois quando leio demoro para ler, então ja viu ne???

    ResponderExcluir
  2. Sim! Mas ainda está saudável. Como não trabalho com isso (nem com nada ainda haha mas minha área é diferente) eu praticamente fico absorta nesse mundo. Leio o dia todo, quero escrever sobre isso na internet, falar sobre isso com os amigos, procuro lançamentos, acompanho editoras hahah Mas não tenho deixado de fazer nada, por isso ainda acho que estou no limite.
    Boa reflexão!

    beijos
    Bia - Livro do dia

    ResponderExcluir
  3. Oi Andresa, sabe que já me peguei pensando a mesma coisa, as vezes acho que sou um pouco obcecada com a leitura e com tudo que rodeia o blog. Mas também em outras acabo apenas querendo dar um tempo e pensar em outras coisas, mas parece difícil desligar-se. Acho que o melhor seria achar outras fontes de interesse, no entanto é bem difícil, para chegar a natal é preciso uma analise do que e quem somos, talvez eu esteja exagerando, mas acho que é assim que acontece quando não sabemos bem qual pode ser a válvula de escape. Bom acho melhor deixar isso para quando começar a me sentir estafada novamente! http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andresa!

    Não acho que você deve se questionar se estar tão envolvida na leitura é loucura, afinal você ama o que faz e são poucos que têm a oportunidade de estar totalmente focado naquilo que gosta. Acredito que você deve aproveitar a experiência e se sentir que isso não é mais a sua praia ou não te faz totalmente feliz, procure por outras coisas. Arrisque!

    Beijos

    Maressa - A Aspirante ★
    http://maressaaaspirante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Andresa! Olha, quando se trata do mundo literário, acho tão normal ser apaixonado(a) e viver falando sobre o assunto (risos). Há que se ter outras coisas na vida, outros hobbys, obviamente. Os meus, por exemplo, são: nadar (sou atleta paralímpica de natação), escrever (adoro sacudir palavras, espalhar amor em forma de letras e, claro, inventar estórias), ler (e comprar livros... acho que compro mais do que leio... sou, declaradamente, uma bibliomaníaca) e blogar, que é quando exponho minhas ideias para um maior número de pessoas.
    Eu sou graduanda em Biblioteconomia pela UFAL e, cara, não tem como fugir do tema livros. Eu adoro livros. Meu sonho é trabalhar numa editora. Um desejo doido é publicar alguns dos meus escritos (vivem dizendo que eu deveria tentar fazer isso, porque eu escrevo coisas lindas e blablablá... - meus amigos me iludem hahaha).
    Ultimamente tenho gostado bastante de assistir filmes e escrever sobre eles. A vida é cheia de portas, na verdade, repleta de diversos mundos. É, vivemos num mundo cheio de mundos. Cada mundo, uma aventura diferente, descobertas que nos fazem crescer.
    O lance é estar atento ao que ocorre ao nosso redor. É "não deixar a vida passar...".

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Também fico bastante tempo lendo, visitando blogs de livros, lendo resenhas no skoob rsrs
    Mas eu acho mesmo que nós temos que fazer o que nos faz feliz! Claro que não podemos deixar de cumprir alguma obrigação para ler, mas se nós estamos felizes passando a maior parte do dia lendo, viajando e imaginando, não tem nada de mal, desde que você esteja feliz, pois ler é o melhor hábito que podemos possuir! Além de ser um ótimo exercício para o cérebro, estimula a criatividade, o raciocínio, entre outros benefícios!
    Ler é muito bom, mas se você sente falta de alguma outra atividade, pode organizar-se e dividir o tempo entre outras coisas :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal