7 de ago. de 2012

A Bandeja - Lycia Barros

Editora: Atitude
Páginas: 251
Ano: 2010

"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida. 




Comecei a ler o livro sem muitas expectativas e sem ao menos saber sobre o que se tratava. Algumas pessoas que conheço já haviam lido algumas obras da Lycia Barros e quando surgiu uma oportunidade resolvi arriscar na leitura. 

Já li diversos romances, alguns deles se passavam em Universidades como acontece com este, mas nenhum deles tratava de um tema que é tão delicado e que sou muito ligada: Deus. Posso afirmar que nunca li nada igual a este livro. 

Confesso que fiquei com um pé atrás no começo, pois a personagem principal é evangélica e eu sou católica. Mas aos poucos fui percebendo que não importava a religião, o assunto era muito maior que isso e acredito que mesmo pessoas que nem acreditam em Deus possam gostar da história.

O livro fala sobre uma garota de 19 anos chamada Angelina, que foi criada a vida inteira dentro de uma igreja, pois sua família era muito cristã. Angelina não fazia coisas que outras meninas da sua idade faziam, como sair toda hora e namorar diversos caras diferentes. Mas ela era feliz com sua vida.

Quando Angelina consegue ingressar em um Universidade Pública sua família vibra! Agora ela irá realizar o sonho de estudar em uma das melhores faculdades do mundo. Porém, como morava em uma  pequena cidade do interior e o campus da Universidade é no Rio de Janeiro, Angelina terá que abandonar a família e se mudar para a cidade grande sozinha.

Ela vai, segue o rumo de sua vida pensando em seu futuro e como tudo está acontecendo da maneira que queria. Angelina está realizada. Porém quando chega ao campus percebe que terá alguns problemas: sua colega de quarto usa drogas e ela está apaixonada pelo seu professor!

O que a garota não esperava era descobrir que Rico, seu professor, também se sente atraído por ela. Os dois se envolvem em uma descontrolada paixão e Angelina não percebe que está vivendo para ele, abandonando a família, os amigos, os estudos e colocando ela própria em segundo plano.
Além disso, a moça começa a ter sonhos estranhos e enigmáticos. Que podem revelar mais do que ela imagina.

Angelina é uma personagem bem marcante. Algumas de suas atitudes me irritaram, mas acabei enxergando o lado dela e entendendo os motivos das ações que a personagem tomava. Rico também é interessante e possui um lado meio obscuro que intriga o leitor até o final do livro.

Eu adorei "A Bandeja"! Lycia Barros é mais uma prova de como os autores brasileiros são talentosos e estão, aos poucos, conquistando o seu espaço no mercado editorial. Li o livro em pouquíssimo tempo, pois a narrativa é contagiante e eu não conseguia parar de pensar na história da Angelina.

Recomendo o livro à todos, até mesmo aqueles que não gostam muito do assunto. A autora tratou do tema de uma forma super atual e diferente. Esse livro é muito mais do que apenas um romance complicado, ele carrega uma lição de vida que é difícil de esquecer...

"A ideia romântica de morrer ao seu lado, apesar de sombria, me enterneceu. Decidi aceitar o desafio e me entregar à mesma sorte que ele." - A Bandeja, qual pecado te seduz?

5 comentários:

  1. Nossa eu tinha lido a resenha deste livro ja uma vez, e adorei!
    Mas a sua resenha ficou incrivel, parabens!
    So me deu mais vontade ainda de ler! rs

    beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha conhecimento do livro, mas a sua resenha me envolveu ^^
    Love, Fofocas Literárias

    ResponderExcluir
  3. Eu quero gosto de livros que falam sobre Deus
    e romance sempre é bom
    valeu a dica

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha! :) Mas acho que não é o tipo de leitura para mim... Uma pena. ;/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha. Mas livros que versam sobre fé e religião não me atraem. Mas já ouvi dizer que a narrativa da Lycia é bacana!!!

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal