9 de jun de 2014

Como é trabalhar em uma editora?



Alguns sabem, outros não, mas eu trabalho em uma editora! Não faz tanto tempo assim, este mês completei oito meses, mas já posso afirmar com convicção que o meu trabalho com certeza é um dos mais legais do mundo! <3

Os amigos e blogueiros que me conhecem pediram para eu escrever esse post explicando um pouquinho sobre este outro lado, afinal, conhecemos a blogosfera literária, mas também é importante entender o mercado editorial, não é? Ainda mais aqueles que sonham em trabalhar nessa área, como eu sonhava.

Trabalho da Editora Gente e a forma como consegui a vaga foi a mais inusitada possível, rs. Eu estava no twitter me lamentando por não gostar do meu emprego da época (eu fazia assessoria de imprensa para um órgão federal que cuidava da parte de agricultura, aaaargh) e, depois de algum tempo, a minha amiga Nilsen, do blog Mudando de Assunto, disse que havia encontrado uma vaga na área editorial e me encaminhou. O link era da página no facebook de uma pessoa que trabalhava lá. Enviei o e-mail com meu currículo, passei por três fases e fui selecionada!

Comecei no Marketing e minha principal função era cuidar das parcerias com blogs! Legal né? Além disso, participava de outros processos da divulgação do livro, mas chegou um momento em que percebi que aquilo não era o que eu realmente queria e ai começou a minha luta para conseguir mudar de área. Graças a pessoas queridas que acreditaram em mim (como a Dany, minha ex-chefe) consegui uma vaga no Editorial, onde estou agora. :D

O Editorial é o setor que compra os livros do exterior, faz propostas para autores nacionais, recebe originais e trabalha em todo o processo de construção do livro (tradução, preparação, edição e revisão). É o setor que escolhe capas, títulos, autores, etc.

Uma das coisas mais legais é poder ver um projeto ou um documento do word se transformar em livro. Decidi que é isso que quero fazer para o resto da vida: trabalhar com livros! 


_______

Vou responder algumas perguntas que recebi, mas você também poderá enviar a sua! Pretendo fazer em breve um post (escrito ou em vídeo) tirando as dúvidas de vocês sobre a área. Você pode enviar por e-mail (inbookshelf@gmail.com), por inbox na fanpage do blog, twitter ou deixar nos comentários.


Perguntas de leitores:


@Loucaescrivanin: "É muito difícil trabalhar na área?"
No início eu morria de medo de fazer algo errado, ainda mais pelo fato de cursar jornalismo e não marketing ou produção editorial, mas percebi que quando gostamos de verdade do que fazemos aquilo deixa de ser trabalho e passa a ser algo prazeroso de se fazer. Felizmente não tenho dificuldades nas funções, claro que algumas requerem mais atenção e empenho, mas não acho difícil, não. Se você tiver o perfil da área com certeza se sairá bem!


Jean Souza: "Como as editoras tratam os livros enviados por autores brasileiros?"
O tratamento é o mesmo dado aos originais estrangeiros, nós lemos o resumo do livro para entender a proposta, os primeiros capítulos para ver como é a escrita do autor e também procuramos saber mais sobre a pessoa que escreveu o livro. Um fator que influência na escolha é o gênero que a editora está procurando e se o autor realmente soube desenvolver bem a proposta. No caso dos livros de ficção, o que pesa mais com certeza é a originalidade do texto e a escrita do autor.

16 comentários:

  1. Oi Andressa!
    Adorei conhecer um pouquinho mais de como é trabalhar em uma editora... Acho que eu também ia amar estar sempre em contato com originais ou poder ajudar a lançar um livro, infelizmente é impossível onde moro.
    Muito sucesso para sua carreira!
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem! Não trabalho na área, mas como blogueira, gosto muito de saber sobre o lado editorial, que não é tão comentado na blogosfera.

    Me conta uma coisa, como funciona o processo de tradução dos livros, alguém é contratado apenas para isso, ou, também faz parte do seu trabalho no editorial? Sempre tive dúvidas se nesse processo a pessoal precisa ser formada em letras, ou, apenas ter conhecimento da língua estrangeira.

    Beijokas

    Mari - @oblogdamari



    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Nossa que legal, gostaria muito de um emprego desses. Gostaria de saber em que a pessoa precisa ser cursada para trabalhar nessa área. E, é claro, o salário é bom? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço várias pessoas da Editora Gente, o Ricardo da área comercial é um deles. Parabéns pelo trabalho e pelo post. Amo livros e sempre quis trabalhar com eles mas não sabia como. Hoje procuro emprego nessa área mas ainda tinha algumas dúvidas mas lendo sua postagem hoje tive a certeza que é realmente o que quero pra mim e pra minha carreira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço várias pessoas da Editora Gente, o Ricardo da área comercial é um deles. Parabéns pelo trabalho e pelo post. Amo livros e sempre quis trabalhar com eles mas não sabia como. Hoje procuro emprego nessa área mas ainda tinha algumas dúvidas mas lendo sua postagem hoje tive a certeza que é realmente o que quero pra mim e pra minha carreira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço várias pessoas da Editora Gente, o Ricardo da área comercial é um deles. Parabéns pelo trabalho e pelo post. Amo livros e sempre quis trabalhar com eles mas não sabia como. Hoje procuro emprego nessa área mas ainda tinha algumas dúvidas mas lendo sua postagem hoje tive a certeza que é realmente o que quero pra mim e pra minha carreira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Aquele momento que você mata a minha curiosidade sobre isso! Realmente, não sabia que você trabalhava envolvida com o mundo literário desta forma. Acho que poderia rolar um post sobre cotidiano e etec, afinal, quem trabalha em editora não tem vida mole.

    Um Spoiler A Mais

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Andressa! Me interesso muito por essa área, é onde eu gostaria de trabalhar, então estou sempre ligada a posts que falam mais sobre o mundo editorial.
    Tenho algumas perguntas, se não se importar em responder:
    - O que, exatamente, você faz? Cuida de tudo o que você citou um pouco, ou faz apenas uma das funções que você descreveu?
    - Saberia informar mais um pouco sobre o processo de seleção de profissionais? Vejo muitas vagas pro pessoal do Rio/SP, mas moro no Nordeste e também gostaria de trabalhar numa editora. Como é feito a seleção de revisores/tradutores?

    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa Andressa, que legal! Eu sou formada em História e no momento trabalho em um arquivo de uma instituição pública. Mas já pensei inúmeras vezes em trabalhar em uma editora, talvez com livros didáticos, sei lá. Você pode nos dizer que outras áreas as editoras costumam contratar? Será que procuram historiadores?

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Eu também quero trabalhar com algo relacionado a livros, talvez queira só fazer parcerias para poder ter os livros. Quero ser atriz. Argh, tão confusa! Enfim, trabalhar numa editora deve ser algo muito legal, obrigada por compartilhar conosco.

    Siga se gostar|The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  11. OiOi Andresa :D
    Cara, que coisa bacana essa tua postagem <3
    Eu faço Produção Editorial e adoro ficar pesquisando sobre quem trabalha na área, conhecer melhor esse ramo que eu pretendo ingressar ao final da graduação.
    Adorei saber mais sobre a tua experiência e sobre a dinâmica do teu trabalho ^.^
    Beijocas, sucesso.
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde.
    Sou estudante de pedagogia e amo livros, sempre quis trabalhar em uma editora. Tem área para meu curso?

    ResponderExcluir
  13. Andressa, tudo bem ?
    Adoro seu blog e amei as dicas que você deu . Estou com uma dúvida já faz algum tempo... Quem faz faculdade de jornalismo também pode trabalhar em editoras ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Adorei a história! Sonho muito em trabalhar em uma editora também! :'(

    ResponderExcluir
  15. Amei seu post, muito bom é bem escrito.
    E também é o que eu quero fazer depois da facultdade. Amo livros e acho que o ramo Editorial seria perfeito para mim. Mas eu tenho duas perguntas:
    - Qual é a média do salário de um editor ou um assistente editorial?
    - Como é chamado exatamente o que você faz ai na editora?

    ResponderExcluir
  16. Caramba, que legal tudo isso que você contou! Eu tenho muita vontade de trabalhar em editoras, desde criança! Quando comecei a fazer Letras, e contava que este era o motivo de eu estar fazendo o curso, as pessoas riam da minha cara, diziam que com certeza eu ia para a sala de aula por ser mais fácil - eu faço licenciatura - mas meu sonho mesmo, é trabalhar com livros! Mesmo que as pessoas duvidem que eu vá conseguir.

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal