30 de jul de 2014

PERGUNTAS SOBRE O MERCADO EDITORIAL

Olá, pessoal! Há um tempo atrás escrevi um post sobre "como é trabalhar em uma editora de livros". Vocês se lembram? Neste post, abri espaço para que os leitores do blog enviassem perguntas sobre o tema. Recebi várias e agora vou dividir a minha pequena experiência com vocês. Espero que seja útil e que gostem do post!


Lucas Biachi:(...) A editora aceita apenas livros de escritores profissionais, que fizeram faculdade? Digo, como eu me tornaria um escritor?

Não. Se a editora gostar do seu livro ela irá publicá-lo. Existem casos de adolescentes que estavam no ensino médio e publicaram seus primeiros livros. Mas, se o livro for de autoajuda, negócios, finanças, etc, é muito importante que o autor tenha alguma experiência no assunto.


Luana Marcelino:Oi Andresa. Eu vi que você vai fazer um post sobre como é trabalhar numa editora e tudo mais, e fiquei super curiosa com isso e querendo tirar várias dúvidas rs. Primeiramente, deve ser um sonho, pelo menos pra quem gosta de livros e todo esse ramo trabalha nesse processo. Bom, eu vou começar faculdade agora no meio do ano, é meio complico porque eu realmente quero fazer uma coisa que eu posso ter a opção também de trabalhar no ramo editorial, eu passei pra biblioteconomia. Eu até hoje não tenho muita certeza, mas vou começar pra ver se é isso mesmo. Eu queria saber o que é preciso pra trabalhar no ramo editorial, eu sei que tem a faculdade de produção editorial, mas eu queria saber se só pode trabalhar nesse ramo quem faz produção editorial e/ou jornalismo ou algo dentro dessa área? Tem como conseguir estágios em editoras, e eles se aceitam, aceitam a partir de qual período? Tem algum curso e/ou faculdade específico pra trabalhar com traduções? (...)

Oi, Luana! Sim, é um sonho que realizei. Adoro meu trabalho, rs. Primeiramente boa sorte com a faculdade, espero que goste do curso que escolher. Pessoas de várias áreas podem trabalhar em editora, mas em campos diferentes. No departamento editorial, por exemplo, pelo o que sei, contratam profissionais de produção editorial, jornalismo ou letras.
Sim, dá para fazer estágio. Acho que o período que aceitam vai depender da empresa que contratar. Sobre a faculdade de tradução, existem cursos com esse mesmo nome, mas Letras também serve. 


Mar Paschoal:Oi Andresa, nooossa que coisa mais legal trabalhar em uma editora. (...) Eu queria saber quais cursos são bem vistos para a área.  Eu sou analista de mídias sociais. Estou indo para meu quarto período da faculdade e meu sonho é trabalhar ou no marketing de livros ou no editorial. Eu sou meio perdida sobre quais requisitos as editoras avaliam e priorizam para entrar nessa área. Gostaria de saber se estou no caminho certo, quais cursos seriam legais cursar para eu me aprofundar e ter um currículo legal na área, gostaria de saber se são muitas oportunidades, se os salários são legais ou muito baixos, o que compensa seguir para outra área, como é o trabalho no dia a dia, se você tem de ler manuscritos ou livros do exterior antes de indicar interesse em trazê-lo para o Brasil... Enfim; São muitas dúvidas, não é? 

Oi, Mar! Ah, são vários cursos, depende do setor que quer trabalhar. Se você está estudando, então já está no caminho certo. Procure cursos no PublishNews, CBL ou Unesp (se você morar em SP). Eu fiz alguns cursos nesses lugares e gostei muito. Os salários são bons, sim. Não é o salário de um médico, engenheiro ou deputado hahaha, mas é ok. Sim, eu leio manuscritos nacionais e em inglês. É bem bacana!

Fernanda Gonçalves:Eu vi o post que fez falando sobre seu trabalho na editora e gostaria de fazer uma pergunta a você. Eu estou começando a faculdade de publicidade e propaganda, e tenho pretensão de trabalhar numa editora. Você sabe me dizer se existem cargos para esse meio?

Oi, Fernanda. Claro! Existe o setor de Comunicação e Marketing nas editoras, e o pessoal formado em publicidade pode/deve trabalhar nesse setor.

Rieri Fugieri:Olá Andresa, tudo bem? Acabei de ver o seu post sobre trabalhar em uma editora e achei bem interessante as informações que você compartilhou. Acredito que agora que você trabalha na parte editorial poderia me dar uma ajuda com uma questão. Eu curso Tradução e já realizei alguns trabalhos como freelancer e o meu maior desejo é poder trabalhar com tradução literária. Vi que você falou que na parte editorial que você trabalha, você acaba lidando com isso. Gostaria de saber como faço para tentar conseguir uma oportunidade para traduzir livros para a editora e como faço algum teste para ser selecionado.

Olá, Rieri. As editoras costumam trabalhar só com freelas mesmo. Geralmente o profissional entra em contato e envia o currículo, normalmente.


Jean Souza:Tenho uma pergunta sobre uma editora, mas acho que alguém já deve te-la feito já que é uma grande dúvida da maioria dos leitores que se interessam em ser escritores. Como as editoras tratam os livros enviados por autores brasileiros?

Assim como um um livro internacional, primeiramente a editora observa se ele entra nas linhas editorais em que ela atua e, depois disso, o original é avaliado por seu conteúdo. As editoras costumam preferir originais internacionais, pois eles já vêm editados, só precisam ser traduzidos, preparados e revisados, ou seja, menos trabalho para a editora, e o custo é menor também. O que é uma pena, na verdade. Mas as editoras, aos poucos, estão abrindo espaço para os nacionais. Onde trabalho, por exemplo, possui muitos autores brasileiros na área de autoajuda e negócios, muitos mesmo!



7 comentários:

  1. Que legal suas repostas!
    Apesar de todo trabalho, deve ser muito gratificante mesmo!
    Adorei a foto!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bacana! Acho que nesse mundo de blogueiros literários não há ninguém que não sonhe com o seu trabalho. Parabéns Andresa, muito sucesso sempre!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Andresa, adorei !!! :D
    Obrigada pelo carinho

    Beijocas. Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  4. Deve ser perfeito trabalhar numa editora. Obrigada por responder a quem perguntou.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Já pensei em fazer isso também, mas simplesmente não consigo decidir, e ver posts como esse ajudam muito qualquer um que esteja na minha situação, então, obrigada por compartilhar conosco um pouco sobre seu trabalho. Achei muito legal, e te desejo todo o sucesso!

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei as perguntas e as respostas. Claro, o mais legal de tudo é a sua disposição em responder, muito atenciosa!
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal